Guanabara, Cidade do Sol e TransFlor, movidos a GNV
Um capítulo muito importante da história do transporte de Natal é constituído pelos ônibus de motorização GNV (Gás natural veicular), que circularam nas empresas da capital na década de 80. Muita gente já ouviu falar sobre eles, e hoje o RN Ônibus Clube apresenta três imagens de veículos, pertencentes às empresas Guanabara, Cidade do Sol e TransFlor (atual Via Sul) que eram movidos a GNV. À época, Natal foi pioneira nesse projeto, que visava, principalmente, a redução de custos com combustível.
🧍♂️ Fotógrafo: Anísio Magalhães
💾 Acervo: Imagem retirada do site Ônibus Brasil, publicada por Rudinei Francisco Mantovani. Revista Nossa Terra Nº16, 1989.
O modelo Caio Amélia foi o escolhido para o projeto, que foi colocado em prática após uma parceria entre as empresas de transporte local, a Prefeitura do Natal e a Petrobrás.
Nas imagens, as linhas que as empresas operavam também chamam a atenção: Na Guanabara, o veículo estava operando a linha 23 (que até então tinha o trajeto Cidade da Esperança/Rocas) - posteriormente, a linha foi unida à linha 69 (tornando-se 23/69) e operava o trajeto Felipe Camarão II/Alecrim, via Jardim América; na Cidade do Sol, o veículo estava operando a linha 3501 (Cidade da Esperança/ Rocas via Avenida 6, tornando-se depois a linha 34); e na TransFlor, o veículo operava a extinta linha 49 - Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim (depois o trajeto foi operado pela empresa Santa Maria, através da linha 48 - Santos Reis/Nova Descoberta, via Campus/Alecrim).
✏️📚Pesquisa e acervo: Thiago Martins e Thiago Morais Bezerra. Publicado em 31 de janeiro de 2016.
➡️Publicação Original👇
Deu saudades de Edilson Cadó!
ResponderExcluir