Potiguês: Você sabe o significado da palavra "galado"?




O início das publicações do projeto "Potiguês" do "Natal de Ontem" não poderia ser com outra expressão tipicamente natalense. Afinal de contas, o que significa "galado"?

No entanto, antes de nos aprofundarmos no termo, é necessário mencionar que todos os significados das expressões populares usadas no Rio Grande do Norte serão retirados do livro "Dialeto Potiguar" de Henrique Eduardo Oliveira. Conforme informações publicadas na página pessoal do Facebook, o autor possui formação em Psicopedagogia e Educação Infantil no Grupo Favenie, além de Linguística e Ensino da Língua Portuguesa na Universidade Federal do RN. Ele também é autor de outros livros dedicados à poesia.

Pois bem, agora vamos ao significado da palavra galado:

        . bicho fuleiro, filho da puta, pessoa intragável. (esse galado tá querendo aparecer? vou terminar quebrando o focinho dele)*

EDUARDO DE OLIVEIRA, Henrique. Dialeto Potiguar: Palavras e expressões populares no Rio Grande do Norte. 1ª Edição. Natal/RN: 2010., Volume 2, p.42.

No entanto, a palavra também pode ser utilizada num sentido positivo, dependendo da forma como é expressa. A origem da palavra remonta ao período da Segunda Guerra Mundial. Natal foi uma importante base americana durante esse período, e os soldados americanos, ao irem para as "casas da noite", frequentavam-nas em traje de gala, chamando bastante atenção das mulheres locais e despertando ciúmes nos homens. Inicialmente, o termo adquiriu uma conotação pejorativa devido à ideia de que esses americanos estavam invadindo um espaço que não lhes pertencia. 

Para mais informações, clique:

Gíria potiguar: o que é galado no bom sentido?

A verdadeira origem da palavra “Galado”

De onde veio a expressão “galado” ?





Comentários

  1. Fui xingado com essa palavra por um coronel da polícia militar de natal por não fazer o que ele queria ,trabalhava no mercadinho júnior e ele era freguês e gostava de se apro vc estar da farda e posição que tinha pra tirar proveito ,.

    ResponderExcluir

Postar um comentário