📸🚌 Busão de Ontem: Como era o transporte público em 1996? (Parte 1)

 


Como era o transporte coletivo na cidade do Natal em 1996?

Em 1996, o repórter Alan Severiano, na época estagiário na TVU (TV Universitária), realizou uma matéria sobre as condições do transporte público em nossa capital. A matéria teve como foco o serviço oferecido à população. Verificou-se que a idade média da frota era de apenas 4 anos. No entanto, o repórter ressaltou que somente esse fator não garantia um transporte de qualidade. As reclamações dos usuários giravam em torno da necessidade de aumento da frota, demora nas paradas, preço da passagem e veículos lotados durante os horários de pico. Também foram citadas a precariedade nos abrigos, que não possuíam cobertura nem bancos para os usuários, além do favorecimento de algumas linhas em detrimento de outras, chegando até a trafegarem em ruas de terra.

Algumas curiosidades mencionadas na matéria podem ser destacadas, como a Balsa da Redinha, que fazia a travessia do rio Potengi em uma época em que a ponte Newton Navarro ainda era apenas um sonho. A balsa chegava a transportar cerca de 300 carros por dia. A tarifa da balsa em 1996 era de R$ 0,70, o que, segundo o jornalista, inviabilizava o uso pela maioria da população. A opção mais barata era utilizar o trem urbano, que custava R$ 0,35. Na época, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) relatou que transportava apenas três mil passageiros por dia e esperava investimentos maiores para oferecer um serviço de qualidade. A frota do transporte público na cidade do Natal, em 1996, consistia em 500 ônibus, duas balsas e duas linhas de trem, ligando Natal a Parnamirim e a Ceará-Mirim.

Outra curiosidade está relacionada ao repórter, que atualmente é contratado da TV Globo. Alan Severiano já trabalhou na TV Cultura, na EPTV (afiliada da TV Globo em Ribeirão Preto), foi apresentador do SPTV e da GloboNews, além de ter sido correspondente nos Estados Unidos e ter apresentado o SP1, o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje.

No que diz respeito à oferta do transporte público: Houve melhorias ou piorias ao longo desses 27 anos? Quais mudanças e permanências podem ser mencionadas? Por favor, deixe seu comentário, pois sua opinião é de grande importância.




Referências:

https://natelinha.uol.com.br/famosos/tudo-sobre/alan-severiano 
https://fatosefotosdenatalantiga.com/historia-dos-transportes-urbanos-de-natal/ 




Comentários