Lembranças de outros festejos juninos


Reportagem do Diário de Natal na edição do dia 30 de agosto de 1989
Foto: José Carlos Silva

Parece que o Arraiá de Natal entrou definitivamente no calendário festivo da nossa cidade. Com públicos superiores a 50 mil pessoas, a prefeitura considerou o evento deste ano um sucesso, apesar de algumas críticas realizadas a algumas atrações, como Claudia Leitte, Bruno e Marrone, Zezé di Camargo e Luciano e Léo Santana. Essa "invasão" tem gerado críticas de artistas e produtores, que reclamam da desvalorização, nos últimos anos, da música local e do forró.

Mas não é sobre isso que desejo relatar. Quero escrever sobre minhas recordações da infância e adolescência, daqueles festejos juninos que ocorriam em nossa cidade e que, com certeza, são compartilhados por muitas pessoas. Ressalto que essas memórias são de um jovem nascido em 1985 e morador do conjunto Neópolis.

Durante a década de 1990, ocorriam várias festas juninas em toda a cidade. Lembro-me de ter frequentado um arraiá na praça central do conjunto Neópolis. Esse festejo já estava em declínio na segunda metade da década de 1990 e acabou chegando ao fim antes do ano 2000. Vale ressaltar que a atual administração do Conselho Comunitário do Conjunto Neópolis tem realizado, nos últimos anos, festejos juninos nessa mesma praça, com boa adesão dos moradores. No entanto, nos conjuntos vizinhos, Jiqui e Pirangi, haviam festas maiores, como o Arraiá da Fofa, o Arraiá da Ivanice e o Arraiá da Espiga, este último localizado próximo ao antigo Clube da Cosern, nos limites entre Natal e Parnamirim.

Em outros bairros da cidade, também ocorriam várias festas juninas. Como esquecer do famoso Arraiá da Esmeralda, no conjunto Potilândia, que já foi considerado o maior São João de rua da cidade de Natal e concorrente direto da festa junina da avenida Jaguarari? Na mesma época, existia o Arraiá da Velha Chica, que fazia bastante sucesso no bairro de Lagoa Seca. No conjunto Cidade Satélite, havia o Arraiá do Aquino, e na Shock Casa Show, na zona norte, o Arraiá do Vavá.

Sei que não consegui recordar de todos os arraiás, mas esse não era o objetivo deste pequeno texto. No entanto, se você sabe o nome de algum festejo junino do seu bairro ou conjunto que não foi citado aqui, faça um comentário ou envie uma fotografia dessa recordação. Se você vivenciou alguma festa citada e quiser compartilhar sua memória, sinta-se à vontade para registrar seu comentário ou nos enviar uma fotografia.

Por fim, uma polêmica: você acredita que os festejos juninos estão perdendo sua essência? Deixe o seu comentário, ele é muito importante!


Referências:

https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/

https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028711_03&pesq=Arrai%C3%A1%20da%20Esmeralda&hf=memoria.bn.br&pagfis=32557

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/06/23/de-alok-a-ivete-invasao-pop-reduz-forro-do-sao-joao-e-gera-criticas-no-ne.htm

http://brechando.com/2016/06/17/o-que-foi-o-arraia-da-esmeralda/

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/sao-joao-no-rn/noticia/2023/06/05/shows-festas-e-arraias-confira-a-programacao-completa-do-sao-joao-em-natal.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1309200921.htm


Comentários